Quem Procura, Acha!

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sexta-feira 13

A origem da sexta-feira 13 tem explicações na História, mais especificamente na monarquia francesa. De acordo com a História, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país. Na tentativa de contornar a situação, ele tentou filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Diante dessas lendas e teorias, quando ocorre uma sexta-feira 13, os supersticiosos evitam cruzar com gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos e outras crendices que podem trazer mau pressentimento. 


Mas a  Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.

número 13 é considerado de má sorte
Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. 
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.

#FicAdica
  • A superstição foi relatada em diversas culturas datadas antes de Cristo;
  • O número 13 tem sido mal interpretado desde há muito tempo;
  • Serviu de inspiração nos filmes do Sexta feira,13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário